Hot Stamping

COMO FAZER HOT STAMPING!

Para obter um bom resultado na produção de materiais com o acabamento de Hot Stamping, atente-se às orientações e dicas a seguir:

1. TAMANHO DA MÁSCARA

Caso a máscara ocupe grande parte da superfície do material, poderá resultar no surgimento de pequenas bolhas ou até mesmo apresentar um aspecto queimado nas áreas em que o acabamento for aplicado, tendo em vista que sua aplicação é feita por meio de uma chapa de metal aquecida (chamada clichê) sobre uma lâmina com a cor escolhida.
Esses problemas ocorrem devido ao calor gerado durante o processo de produção. Para evitá-los, orientamos que o hot stamping não seja aplicado em áreas muito extensas do impresso.

Hot-Stamping-com-resultado-indesejadohot-stamping-riscado

Produtos com grandes áreas de aplicação do hot stamping apresentando riscos e manchas.

Cobertura de Verniz Localizado e Hot Stamping

Orientamos que para esta cobertura é necessário criar máscaras separadas, ou seja, se o material for frente e verso o cliente precisará enviar uma máscara para Hot Stamping e duas máscaras de verniz (frente / verso).

A aplicação do Hot Stamping é feita no último processo da cobertura, após a laminação fosca e o verniz localizado. Como a aplicação desta cobertura é feita por aquecimento não é indicado que seja inserido o Hot Stamping em áreas que já possuem a cobertura de verniz localizado, uma vez que esta dificulta a aderência da fita metálica ao papel. É aconselhável ainda que seja mantida uma distância de, no mínimo, 0,6mm (0,06cm) entre os locais que receberão o verniz e o metalizado, a fim de garantir que as coberturas não se sobreponham evitando riscos e decalques no hot stamping. Veja como montar corretamente as máscaras:

mascaras verniz localizado hot-stamping - Atual Card

Resultado:

resultado-final-verniz-localizado-hot-stamping-Atual-Card

 

Atenção:

– O tamanho máximo para a aplicação do hot stamping é de 9x9cm.

– O acabamento pode ser inserido somente na frente do impresso.

– Mantenha uma distância de, no mínimo, 0,6mm entre os locais que devem receber a cobertura de verniz localizado e de hot stamping. A sobreposição dessas coberturas pode gerar avaria no material, por isso não é indicada.

– Indicamos ainda que não sejam utilizados acabamentos como furo ou corte especial em cima da aplicação do hot stamping, pois este pode descascar além de causar outros danos.

 

2. ENCAIXE DA MÁSCARA

Embora proporcione uma aparência sofisticada ao material, o encaixe da máscara de hot stamping nos elementos da arte gráfica pode sofrer variações. Ou seja, assim como todos os materiais gráficos, os impressos com hot stamping também estão sujeitos a deslocamentos. Por isso, fique atento: encaixes muito detalhados podem ficar deslocados ou até mesmo sobrepor informações, prejudicando o resultado final do produto.

Outra informação importante é a de que todos os elementos da máscara devem estar em preto (C0M0Y0K100) com o fundo em branco (sem pigmento de cor: C0M0Y0K0), e obrigatoriamente em vetor. Dessa forma não há risco de distorção ou imprecisão na máscara.

 

arte e máscara com indicação da cobertura

 

PRODUTO FINAL COM MÁSCARA DESLOCADA

resultado-incorreto-hot-stamping

Para obter melhores resultados, os elementos que receberão o acabamento deverão aparecer somente na máscara hot stamping, e não na arte gráfica.

 

indicação correta apenas na máscara hot-stamping

 

PRODUTO FINAL

resultado correto cobertura hot-stamping

3. FONTE

fontes finas com resultado incorreto

Uma boa fonte faz toda a diferença em um material gráfico, mas quais são os cuidados que se deve ter ao escolher fontes para produtos com hot stamping?

O uso correto do tamanho da fonte é essencial para que haja uma boa aplicação do hot stamping, pois caso a fonte seja muito pequena, o clichê quente pode fazer com que a aplicação “vaze”, tornando a informação ilegível.
Sugerimos a utilização de fontes iguais ou maiores do que 8pt. Em geral, as fontes não possuem grandes limitações de produção, apenas deve-se evitar o uso de fontes que possuem linhas muito finas.

4. LINHAS OU LOGOS

linhas detalhadas resultado incorreto hot-stamping

Assim como acontece com as fontes, um logo com linhas muito finas também pode ter o resultado final prejudicado, considerando que a linha muito estreita no clichê impede que haja pressão suficiente da fita sobre o material, e sem a pressão adequada, a tinta da fita não será colada corretamente.

Instrução Hot Stamping l Atual Card

Portanto, não utilize efeitos que afinam a espessura das linhas para que o resultado final não seja prejudicado.
Também orienta-se evitar linhas muito próximas umas das outras. Caso contrário, ao invés de resultar em várias linhas detalhadas com espaço entre elas, é impressa apenas uma linha mais espessa, sem os espaços.

 

5. MOLDURAS

moldura com hot-stamping

A utilização de molduras ou linhas em qualquer uma das laterais dos produtos (tanto na parte superior, inferior ou nas laterais) não é aconselhável para nenhum material gráfico, incluindo os impressos com hot stamping.

Como, durante o processo gráfico, há variações no corte dos materiais, mesmo que essas variações sejam mínimas, ao utilizar molduras ou linhas nas bordas é possível que o material transmita a aparência de descentralizado.


Atenção:

Dentre as cores disponíveis para o hot stamping, há  a opção “Holográfico”. Trata-se de um acabamento que traz um aspecto de autenticidade a qualquer material. O holográfico é muito utilizado em selos de qualidade, segurança e aprovação. Uma característica desse acabamento são as palavras “genuíno” e “original” espalhadas por toda sua superfície. Veja abaixo um exemplo de hot stamping holográfico produzido em nosso parque gráfico:

Cartão de visita com impressão hot stamping

Agora que você já sabe todos os cuidados a serem tomados durante a criação dos arquivos, acesse o filtro de Materiais com Verniz Localizado e Hot Stamping e faça sua compra hoje mesmo com a máxima qualidade da Gráfica Arejano!