APLICAÇÃO DE TEXTOS E ELEMENTOS
Como vimos anteriormente em furos, o primeiro passo para criação de um material gráfico é criar um fundo. Este fundo deve estar exatamente no tamanho do padrão. Com isto acertado, deve-se iniciar a inserção dos textos e elementos gráficos que irão compor o lay-out .
a) Quando na criação tiverem imagens sobrepostas, elas deverão ser as primeiras a serem inseridas. Pois, a partir do seu posicionamento, o “criador” saberá onde inserir o texto e qual formato ou tamanho de fonte deverá atribuí-lo.
Estes elementos podem ser imagens, cliparts, logomarcas e outros.
Ao aplicar estes elementos, não ultrapasse a linha limite de “segurança”, para evitar que sejam cortados pela guilhotina. Esta parte cortada do material será perdida.
Veja outros exemplos de situações incorretas aqui.
b) Com as imagens aplicadas corretamente, digite os textos que farão parte do material utilizando a ferramenta “Texto”.
Digite todas as informações sem se preocupar com as fontes ou tamanho.
Agora você pode posicioná-las, escolher o estilo, as cores e o tamanho.
Tome cuidado com fontes baixadas da internet ou de catálogos. Elas podem parecer bonitas e atraentes, mas podem acabar comprometendo o resultado final dos arquivos. Muitos criadores desenvolvem fontes sem se preocuparem com as regras exigidas por softwares como o Corel Draw, e quando essas fontes são processadas em “postscript” (linguagem para impressão), corrompem o arquivo e geram um erro. Por isso, aconselhamos apenas a utilização de fontes originais de softwares gráficos (Corel, Adobe, etc.).