A empresa Gráfica Arejano utiliza o processo de impressão OFF-SET, ou seja, impressão plana. O off-set é um dos processos de impressão mais utilizados desde a segunda metade do século XX. Esse processo garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, além de imprimir em praticamente todos os tipos de papel e alguns tipos de plástico. Porém, mesmo tendo uma impressão de boa qualidade, existem limitações tecnológicas do processo, como por exemplo: a COR.
Para melhorar estas limitações, a empresa adotou certas regras que ajudam o processo a tornar-se mais produtivo e com qualidade, assim seu material será impresso com segurança. Abaixo, explicaremos o que fazer passo a passo com relação às cores e como elas funcionam dentro da empresa.
GERENCIE AS CORES DO SEU MONITOR
Primeiramente, verifique se o seu monitor está configurado com as cores corretas. Aproximando a cor da tela à impressão.
PALETA DE CORES DO COREL DRAW
A Gráfica Arejano trabalha apenas com a paleta de cores CMYK, que recomendamos utilizar.
1º Verifique se sua paleta encontra-se no modo de cor CMYK. Veja abaixo o exemplo.
2º Caso ela não se encontre no modo de cor CMYK, você deverá trocar para este modo, que é o padrão da empresa. Veja como fazer o processo:
Acesse o menu Janela > Paleta de Cores > PALETA CMYK PADRÃO
Feitas estas análises citadas acima e colocando dentro do padrão que a empresa utiliza, você poderá utilizar combinações de cor, existente dentro da paleta CMYK. Porém, existem algumas particularidades em certas cores, das quais temos que tomar cuidado. Veja a lista abaixo e siga as instruções corretamente. Assim, o seu material não terá problemas de impressão.
• OBTENHA UM PRETO MAIS VIVO NA IMPRESSÃO
• IMPRESSÃO CORRETA DA COR AZUL PARA NÃO FICAR ROXO
• CUIDADOS COM CORES NAS FONTES
• IMAGENS EM CMYK
ARTES 4X4 E 4X1
Quando criamos artes 4×4, as regras utilizadas na frente servem para o verso.
Já quando criamos artes 4×1, aplica-se as regras padrão para a frente e o verso. Utiliza-se quando as imagens estiverem em tons de cinza, com no mínimo 400 dpi´s. Quando forem vetores, utiliza-se a variação da escala do preto de 0% a 100%.
Para facilitar os nossos serviços, iremos determinar 4 x 0 cores ou 4 x 4 cores, não havendo a opção 4 x 1 cores, onde o cinza poderá vir calçado nas quatro cores, conforme o arquivo enviado, desde que o tom de cinza não supere os 300 %.
MANCHAS NA IMPRESSÃO
Cuidado quando você for criar algum material gráfico para não manchar o material. Por exemplo, criar uma arte com a frente escura e o verso claro ou vice-versa. Esta diferenciação nos tons das cores da frente e do verso pode causar manchas em seu impresso.
Cuidado! Pode manchar!
Num chapado preto, nunca utilizar a totalização de 400%, C=100 – M= 100 – Y=100 – K=100, para deixar o preto mais escuro. Dessa forma sobrecarrega a impressão, fazendo com que a secagem fique bem demorada, manchando a impressão seguinte do montante.
Sugestão:
– Pode ser feita de duas formas:
1º- Aumentar a porcentagem do azul + preto, C=40 – M=0 – Y=0 – K=100.
2º- Aumentar nas três outras cores + preto, C=40 – M=30 – Y=30 – K=100, desta forma o preto ficará bem chapado, mas não ficará sobrecarregado, facilitando a secagem, sem interferir no impresso seguinte, sem mancha.
Mas todas essas dicas, não servem para as fontes, que deveram estar somente no máximo de K=100.